Hospital Moinhos de Vento

Inaugurado em outubro de 1927, o Hospital Moinhos de Vento combina ao longo de sua trajetória, tradição e inovação. Este aparente paradoxo mostra-se uma equação perfeita quando analisamos o passado e percebemos que, na verdade o novo sempre fez parte da história da Instituição.

Ao longo dos anos esta busca constante pela qualidade solidificou-se.Tendo como base os valores de cuidado e compromisso com a sociedade, se estabeleceu como referência em práticas médicas, assistenciais e de gestão, sendo reconhecido nacional e internacionalmente. Isto é comprovado por conquistas como a Acreditação da Joint Commission International (JCI), em 2002 – sendo a segunda Instituição a ser certificada no Brasil – e as sucessivas re acreditações de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017.

Também é reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos cinco Hospitais de Excelência do País, sendo o único da Região Sul neste quesito. Além do acordo histórico de afiliação com a Johns Hopkins Medicine Internacional (JHI), braço internacional da Johns Hopkins Medicine.

Projeto Contratado

Políticas de Segurança Corporativa

A Squadra analisou a estrutura da empresa e desenvolveu diretrizes de segurança a serem seguidas por toda hierarquia da instituição. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de consultores, formamos um Comitê de Segurança que contou com a participação dos principais líderes da instituição a fim de avaliarem as normativas deliberadas no projeto.

Principais áreas de compreensão do projeto:

Segurança física

Para este tema foram desenvolvidos os critérios referentes à estrutura física, possibilidades de fraudes e invasão, controles de acesso (veículos e pedestres), análise da planta arquitetônica e de engenharia, equipamentos de monitoramento de propriedade, pessoas e veículos, áreas externas, sistema de identificação, dentre outras ferramentas de segurança.

 Segurança de dados e informação

Passa pela análise de como ocorre toda a logística interna da informação, entre as áreas da empresa e entre as unidades de negócio. Políticas, infra-estrutura física, recursos, critérios e procedimentos utilizados para proteger as informações em todos os seus graus de importância foram desenvolvidos e considerados na política.

Segurança de pessoal

Busca a identificação da postura da empresa frente aos seus recursos humanos, desde o processo de seleção até a saída de seus colaboradores.  Avaliamos a conduta de prevenção adotada pela área de RH, bem como as ferramentas de segurança que se utilizam.

Administração de crises

A definição rápida e eficaz das ações a serem tomadas define a capacidade de minimizar as perdas proporcionadas pela crise. Aqui abordamos os aspectos necessários para a montagem das diretrizes para a Administração de Crises e a melhor maneira de agir para redução de impactos e prejuízos nas fases preliminares e agudas em tempos de crise. Bem como:

  1. Classificação da Crise;
  2. Comitê de Crise;
  3.  Comunicação;
  4. Estratégia pós-crise.

Tempo de implementação: 

O projeto contou com um Plano de Ação desde sua concepção, com acompanhamento direto e palestras para as lideranças, o que levou cerca de 12 meses de execução.