Hospital Mãe de Deus

O Hospital Mãe de Deus atua desde 1979,  oferecendo soluções completas em saúde, diagnósticos e tratamento com foco no atendimento humanizado, seguro e centralizado na resolução de cada caso. Excelência, proximidade, cuidado com o paciente e a constante modernização dos serviços são as diretrizes da instituição.

É o único hospital do Sul do Brasil com certificado duplo, pela Organização Nacional de Acreditação e pela Joint Commission Internacional. Tornou-se referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade. Além disso, a instituição é a 2ª da América Latina e a 1ª da Região Sul a alcançar a certificação Planetree, conquistando a nota máxima por unanimidade junto ao comitê de avaliação americana.

O Mãe de Deus oferece variadas facilidades aos seus pacientes e colaboradores,  como serviços de apoio religioso realizado pelas Irmãs da Pastoral da Saúde, e conveniências como restaurante, cafeteria, loja de presentes, farmácia, salão de beleza, caixas eletrônicos, posto de autorizações da Unimed e estacionamento pelo acesso próprio, todos dentro do Complexo Hospitalar.

Mantido pela instituição filantrópica Associação Educadora São Carlos, da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas. Destaca-se por ser uma instituição que está sempre em busca de se especializar e evoluir, com foco na inovação e na busca da melhor solução para a saúde de seus pacientes.

Projeto Contratado: 

Programa de Gestão de Riscos Corporativos

Este projeto trouxe o tratamento referente aos eventos que possam atingir a empresa causando prejuízos ao negócio. Estas interferências podem advir do ambiente interno ou do ambiente externo e o impacto, mesmo que sempre trazendo viés financeiro, pode ter outras qualificações e significados para a operação da empresa. 

A metodologia proposta trata dos riscos estratégicos do negócio e tem como referência a estrutura proposta pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), referência internacional para este tipo de programa. 

Mas traz ferramentas e métodos desenvolvidos pela Squadra para estar em conformidade com o mercado nacional e ainda assim, no decorrer do trabalho, desenvolvemos técnicas específicas conforme as especificidades do cliente.

Adicional a este projeto foi sua contribuição para que o Hospital Mãe de Deus adquirisse a  acreditação da Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo.

Os temas envolvidos são:

1. Identificação dos riscos corporativosNesta etapa levantamos os possíveis riscos ao qual a empresa esta suscetível. Estes riscos são abrangentes e não específicos e estão vinculados a corporação e as áreas de impacto. Como exemplo:- Riscos de origem natural (terremotos, enchentes, secas, furacões,…);- Riscos de origem tecnológica (incêndios, explosões. Quebras de máquinas e equipamentos, vazamento de substâncias,…);- Riscos de origem social (invasões, fraudes, sabotagens, roubos,…).
2. Qualificação dos riscosCom a identificação dos riscos, passamos para sua análise qualitativa e de potencial de impacto para definir o modelo de administração para o risco. Dentro desta etapa os riscos são agrupados e classificados através da metodologia GIRO (Gerenciamento Integrado de Riscos Organizacionais).
3. Resposta ao riscoJunto à administração executiva da empresa, identificamos quais as medidas a serem tomadas em relação aos riscos identificados.
4. Monitoramento e ControleO monitoramento visa a garantir a integridade, conformidade e continuidade do processo de gestão de risco através do programa Auditoria de Risco. Aqui é definido o escopo de auditoria e o calendário de execução.
5. Plano de Auxílio MútuoSerá montada a estrutura e estratégia para o acionamento do plano de auxílio mútuo. Considerando as entidades participantes e forma de contribuição; bem como a sistemática de operação.
6. Plano de crisesEstruturação do comitê de crises, definição do centro de operações e descrição dos procedimentos estratégicos para atender a crise.
7. PGR: Programa de Gestão de RiscoÉ o documento que reúne todos os elementos da Gestão de Riscos da empresa, servindo como guia orientador de todo o plano de ação.

Tempo de Implementação:

Desde sua concepção até a entrega final do projeto, e acompanhamento de sua implementação, considerando as auditorias e simulações tivemos a dedicação no periodo de 1,5 anos.