Hospital Mãe de Deus

O Hospital Mãe de Deus atua desde 1979, oferecendo soluções completas em saúde, diagnósticos e tratamento com foco no atendimento humanizado, seguro e centralizado na resolução de cada caso. Excelência, proximidade, cuidado com o paciente e a constante modernização dos serviços são as diretrizes da instituição.

É o único hospital do Sul do Brasil com certificado duplo, pela Organização Nacional de Acreditação e pela Joint Commission Internacional. Tornou-se referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade.

Além disso, a instituição é a 2ª da América Latina e a 1ª da Região Sul a alcançar a certificação Planetree, conquistando a nota máxima por unanimidade junto ao comitê de avaliação americana.

Destaca-se por ser uma instituição que está sempre em busca de se especializar e evoluir, com foco na inovação e na busca da melhor solução para a saúde de seus pacientes.

GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS

Este projeto trouxe o tratamento referente aos eventos que possam atingir a empresa causando prejuízos ao negócio.

Estas interferências podem advir do ambiente interno ou externo e o impacto, mesmo que sempre trazendo viés financeiro, pode ter outras qualificações e significados para a operação da empresa. 

A metodologia proposta trata dos riscos estratégicos do negócio e tem como referência a estrutura proposta pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), referência internacional para este tipo de programa. 

Analogamente, buscamos adequar estas conformidades ao mercado nacional e ainda sim, no decorrer do trabalho, desenvolvemos técnicas específicas conforme as especificidades exigidas por questões internas do cliente.

Saiba todos os desdobramentos dos serviços que pertencem ao portfolio da Squadra!

Adicional a este projeto foi sua contribuição para que o Hospital Mãe de Deus adquirisse a acreditação da Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo.

Os principais temas envolvidos neste projeto foram:

IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS CORPORATIVOS

Antes de mais nada vem a etapa onde levantamos os possíveis riscos ao qual a empresa esta suscetível.

Riscos abrangentes e não específicos que estejam vinculados a corporação e as áreas de impacto. Como riscos de origem ambiental e provenientes de fenômenos naturais, de origem tecnológica, social, dentre outros.

QUALIFICAÇÃO DOS RISCOS

Com a identificação dos riscos, passamos para sua análise qualitativa e de potencial de impacto para definir o modelo de administração para o risco. Dentro desta etapa os riscos são agrupados e classificados através da metodologia GIRO (Gerenciamento Integrado de Riscos Organizacionais).

Saiba mais sobre Prevenção e Administração de Crises Corporativas!

RESPOSTA AO RISCO

Junto à administração executiva da empresa, identificamos quais as medidas a serem tomadas em relação aos riscos identificados.

MONITORAMENTO E CONTROLE

O monitoramento visa a garantir a integridade, conformidade e continuidade do processo de gestão de risco através do programa Auditoria de Risco. Aqui é definido o escopo de auditoria e o calendário de execução.

PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO

Será montada a estrutura e estratégia para o acionamento do plano de auxílio mútuo. Considerando as entidades participantes e forma de contribuição; bem como a sistemática de operação.

PLANO DE CRISES

Estruturação do comitê de crises, definição do centro de operações e descrição dos procedimentos estratégicos para atender a crise.

PROGRAMA DE GESTÃO DE RISCOS (PGR)

É o documento que reúne todos os elementos da Gestão de Riscos da empresa, servindo como guia orientador de todo o plano de ação.

TEMPO DE IMPLEMENTAÇÃO

Desde sua concepção até a entrega final do projeto, e acompanhamento de sua implementação, considerando as auditorias e simulações tivemos a dedicação no período de 1 ano e 6 meses.

Siga a Squadra: @squadragestaoderiscos

-> Linkedin

-> Instagram

-> Facebook